“NUNCA JAMAIS DESANIMEIS, EMBORA VENHAM VENTOS CONTRÁRIOS.” SANTA PAULINA

segunda-feira, agosto 08, 2011


DIA DOS PAIS

0






DIA DOS PAIS

0

O PAPAI merece um descanso, não é mesmo!!!


segunda-feira, julho 11, 2011


FESTA JULINA "EMEF PROFª NILSE DE FREITAS"

0

 "Barraca Sopa de Mandioca"
"Barraca do Peixinho"

 "Barraca Cachorro Quente"
Que fartura!!!







CURSO-CAPES-FATEC "GEOGEBRA"

0
Olha a nossa turma!!!



quarta-feira, junho 08, 2011


Sala de Recursos Multifuncionais

0
        Olá pessoal, estas são algumas fotos que tirei dos meus alunos este ano usando as TICs.



Alunos em atividade de Discriminação Visual e Auditiva -
 Letras iniciais das figuras.
Alunos do 2º Ano fazendo atividade de Sequência Numérica.
Aluno do 3º Ano realizando jogo - Faça o maior número.

Aluna do 3º Ano realizando atividade de 
Escrita com Alfabeto Móvel.





domingo, maio 22, 2011


Atividade _5_ Grupo 7

0
Componentes do Grupo:      Roseli Aparecida Ignacio Leal 
                                                   Maria Aparecida Zanardi Dias 
                                                   Aparecida Ione Virgilio Da Silva 
                                                   Paula Fernanda Barbosa
                                                   Helena Maria Nunes Dos Santos

PROJETO: A CULTURA INDÍGENA, ONTEM E HOJE.

OBJETIVO
Conhecer a cultura indigena comparando o passado e o presente, reconhecendo a importância e sua influência em nossa cultura atual.

ANO/SÉRIE
4º Ano

DURAÇÃO
Tempo estimado 5 h/a

CONTEÚDOS A SEREM ESTUDADOS
- Diferenças culturais entre índios e brancos;
- Costumes indígenas da época do descobrimento e hoje;
- A influência da cultura indígena em nossos usos e costumes atuais;

JUSTIFICATIVA
A necessidade de conhecer a história do Brasil e consequentemente, a história do índio, nos leva a estudos e pesquisas sobre o tema, pois a influencia dessa cultura é notória em nosso dia a dia.

DESENVOLVIMENTO
- Leituras informativas;
- Pesquisas em Internet;

MATERIAL NECESSÁRIO
- Internet;
- Livros;
- Net book (class mates);

AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá durante todo o processo, de acordo com o interesse, motivação e participação do aluno.

FOTOS


segunda-feira, maio 09, 2011


Meu Amigo

0
A minha amiga Ione Virgílio é companheira de todas as horas. Há dois anos nos conhecemos, mas este ano trabalhamos no mesmo horário e nossa amizade se fortaleceu ainda mais. Já compartilhamos experiências, alegrias e tristezas. Como profissional é competente e dedicada, sempre procurando se capacitar para inovar suas aulas.
        Portanto amiga, dedico a você este pensamento:
"Crescer como Profissional, significa ir localizando-se no tempo e nas circunstâncias em que vivemos, para chegarmos a ser um ser verdadeiramente capaz de criar e transformar a realidade em conjunto com os nossos semelhantes para o alcance de nosso objetivos como profissionais da Educação". Paulo Freire

sexta-feira, abril 15, 2011


Atividade_4_grupo7

0
<iframe title="YouTube video player" width="480" height="390" src="http://www.youtube.com/embed/y_DlvnT8bfc" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

quinta-feira, abril 07, 2011


Ativ_7_Pesquisando sobre o trabalho por projeto

0
Almanaque da classe
Bloco de Conteúdo
Língua Portuguesa
Objetivos
-Conhecer a reportagem, sua organização e seu vocabulário específico.
- Utilizar estratégias de leitura (seleção, antecipação e verificação) para localizar informações em textos jornalísticos.
- Preencher fichas técnicas sobre os bichos usando conhecimentos adquiridos por meio da leitura.
- Elaborar pequenos textos e legendas para compor um minialmanaque.
Conteúdos
-Leitura.
- Características de textos jornalísticos e revistas.
Anos
1º e 2º anos.
Tempo estimado
De 12 a 15 aulas.
Material necessário
Exemplares da revista Recreio e papel kraft.

Flexibilização para deficiência intelectual
Figuras diversas de animais coladas em papel-cartão.

Desenvolvimento
1ª etapa 
Organize uma roda para que os alunos exponham seus conhecimentos sobre as revistas. Apresente a Recreio, distribua alguns exemplares para a classe e permita que explorem a publicação. Então, leia a matéria da seção Bichos e abra espaço para a turma comentar o texto. Ao fim da conversa, proponha um revezamento para que as crianças levem as revistas para casa e leiam com a família.

 Flexibilização para deficiência intelectual
O aluno também poderá levar a revista para o AEE e lá, com orientação, selecionar algumas informações e já trazê-las anotadas para seu grupo.

2ªetapa
Divida os alunos em grupos e distribua novamente os exemplares da publicação. Sugira a exploração do índice, explique como utilizá-lo e peça que todos localizem a seção Bichos usando esse recurso. Oriente a turma a ler a reportagem, grifar o nome do animal e as informações que acharem importantes. Faça uma lista no papel kraft com as espécies encontradas pelos grupos e prenda-a em uma das paredes da sala.

Flexibilização para deficiência intelectual
Organize um grupo que respeite a necessidade de um tempo maior para o aluno com necessidades educacionais especiais realizar a tarefa. É importante que os colegas incentivem a participação dele e explorem suas competências.
3ªetapa
Leia as matérias em voz alta e acrescente essa atividade à rotina da classe por, pelo menos, uma semana. Depois, explique a função da ficha técnica, que mostra dados básicos sobre as espécies. Peça que os grupos leiam as fichas impressas e entregue outras, no mesmo formato, para preencherem juntos (use ou adapte a sugestão do modelo abaixo).

Ficha do bicho
(Deixe aqui um espaço para a criança desenhar)

NOME:
TAMANHO:
PESO:
ALIMENTAÇÃO:
TEMPO DE VIDA:
ONDE VIVE:

Flexibilização para deficiência intelectual
Caso o aluno ainda não domine a escrita, proponha que ele faça com uma dupla do grupo. Ele pode ser o escriba (se dominar a escrita das letras ) ou só acompanhar o trabalho oralmente.

4ª etapa 
Selecione duas ou três fichas feitas pelos alunos e proponha uma revisão coletiva. Escreva esses textos em papel kraft, tal como foram produzidos, e converse com as crianças sobre o que elas acham que deve ser mudado. Faça as alterações mencionadas e, se preciso, ajude a apontar problemas. Organize outra vez a sala em grupos e distribua outras fichas para serem revisadas. Enquanto isso, circule  pela sala, observando o desenvolvimento da atividade e ajudando quem está com maior dificuldade.

Flexibilização para deficiência intelectual
Essa revisão também pode ser feita em dupla. Outra possibilidade é dar ao aluno a primeira revisão de várias fichas, focando o nome do animal. Dê também uma placa com o nome do animal para que compare com a escrita dos amigos. 
5ª etapa 
Tomando por referência o material produzido ao longo das aulas, selecione com a turma fichas, curiosidades, desenhos e legendas para formar um minialmanaque. Se for necessário, proponha a produção de mais desenhos e pesquisas de imagens em outras revistas e sites.
Produto final
Minialmanaque  com textos e imagens produzidos pela classe.
Avaliação
Verifique o comportamento leitor e escritor de cada aluno, observando e registrando os seguintes aspectos: a criança acompanha com interesse as leituras, mostrando curiosidade pelas informações? Faz comentários pertinentes ao texto? Utiliza estratégias de leitura, seleção, antecipação e verificação? Sugere o que precisa ser escrito sem omitir dados importantes? Usa informações do texto lido ao realizar atividades de escrita? Com base nessas respostas, defina quantas vezes repetir a etapa de produção de fichas técnicas.
Consultora, professora de Arte de Ensino Fundamental do Município de São Paulo. Daiani Minutti

Considerações

Gostei muito da ideia do Almanaque, pois é uma forma diferente de estar desenvolvendo o gosto dos alunos pela leitura e escrita. A revista Recreio é uma opção interessante em sua seção Bichos, tema o qual os alunos com certeza demonstram bastante interesse. 
A proposta de revezamento para que as crianças levem as revistas para casa e leiam com a família é uma forma de oportunizar interação entre eles.
Outro ponto que merece destaque é a flexibilização para o aluno com deficiência intelectual poder participar do projeto como os outros alunos. Pois, muitas vezes projetos exemplares não contemplam os recursos necessários que atendam as necessidades especiais.
            Uma forma de enriquecer o Almanaque seria pesquisas na internet, onde os alunos poderiam conhecer animais de outros países.

quinta-feira, março 10, 2011


Ano Novo, renovar e inovar é preciso

0
Olá pessoal, tudo bem?
Estive ausente direcionando meu tempo exclusivamente na  conclusão de minha monografia no curso de especialização em Deficiência Intelectual. Graças a Deus consegui concluir em Dezembro de 2010.
Estou trabalhando com Sala de Recursos este ano novamente, atendendo alunos dos 2ºs e 3ºs anos.
Em breve postarei fotos recentes de minha sala.
Estas fotos são do ano passado.
Beijos  Roseli